Saltar para o conteúdo

sobre mim

foto_sobreraiodesedaChamo-me Patrícia Nazaré Barbosa e nasci no Verão de 1974, em Santarém. Vivo em Lisboa há vários anos e o meu  espaço de trabalho é no ‘atelier 39|93’, junto ao rio Tejo e à estação de Santa Apolónia.

A minha formação é essencialmente de natureza artística, um caminho que se foi desenvolvendo motivado por uma apetência expressiva e criativa sentida desde pequena e alimentada por um mundo imaginativo e onírico bastante intenso, ao ponto de algumas vezes se ‘sobrepor’ à realidade do dia a dia. Desde cedo se manifestou também um espírito curioso, filosófico e viajante com um gosto por se questionar em torno dos mais diversos temas, pela descoberta e pela aprendizagem, movido por um sentido de busca permanente.

Licenciei-me em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa em 2000 e trabalho como artista, principalmente em pintura, gravura e desenho, desenvolvendo os respectivos projectos em atelier e expondo com regularidade em galerias de arte  e outros espaços. Comecei a expor em 1997 e desde 2003 que partilho atelier com outros artistas. Em 2006 intensifiquei a minha actividade, dedicando-me a tempo inteiro e em regime de trabalho independente.  Actualmente estou inserida numa dinâmica criativa que também funciona em  equipa através do ‘atelier 39|93’ e das pessoas que dele fazem parte.

Para mais informação : (blog) artes visuais e projectos criativosatelier 39|93

Pelo caminho surge a Astrologia. Um interesse de longa data que foi despoletado pelas naturais sincronicidades da vida, na sequência de trabalho de desenvolvimento pessoal , de uma crescente receptividade a terapias e filosofias de natureza holísitca e também a par com a prática de Yoga.

Entre 2007 e 2011 frequentei o Curso de Formação Dinâmica em Astrologia no CEIA (Centro de Estudos e Inovação em Astrologia), tendo completado o Nível VI. Participei também em sessões abertas de Constelações Sistémicas (Cecílio Regojo, João Medeiros) e workshops de astrologia e desenvolvimento pessoal : Curso SOU com Teresa Morais David (2008),  Astrologia Kármica e de Integração (2008) e  Técnicas de Orientação Profissional (2011) com João Medeiros – CEIA, Eu & Tu – Astrologia e Relacionamentos (2011) com Jorge Lancinha e Bárbara Alves – CEIA.

Entre 2009 e 2010 aliei a prática da Astrologia ao estudo através de sessões individuais de aconselhamento astrológico em Lisboa e Santarém (num processo de profissionalização enquanto astrológa, sob aconselhamento e orientação de João Medeiros), prosseguindo a partir daí num registo independente e auto-didacta. Em 2010/2011 colaborei com o CEIA enquanto formadora do Nível I e II  do Curso de Formação Dinâmica em Astrologia, em Santarém. Promovi várias sessões gratuitas de ‘polaroids astrológicas’ (2010-2011) e desenvolvi e apresentei o trabalho ‘Dançar os Elementos -uma viagem  ao som de música electrónica’ (2010 – CEIA).

Em 2011/2012 aprofundei o interesse pelo Tarot e frequentei os Módulo I e II do Curso de Tarot de Leonardo Mansinhos no espaço Sopro d’Alma em Lisboa (Out 2011-Mai 2012). Participei também no ‘Workshop de Tarot para o Auto-Conhecimento’ (Dez 2011 – Leonardo Mansinhos – Sopro d’Alma).

Mantendo sempre a base astrológica e a crescente experiência adquirida nas consultas, começo gradualmente a integrar o uso do Tarot como complemento à prática de aconselhamento mediante interesse manifesto por alguns clientes. Ainda em 2011 a criatividade e o artesanato aliaram-se à astrologia e ao tarot através da produção de bolsas especialmente dedicadas aos temas, num retomar do projecto de artesanato contemporâneo ‘pix.it’, iniciado em 2004.

O final de 2012 foi marcado pela assistência a dois seminários de André Louro de Almeida na ‘Airschool’ ao que se seguiram, em 2013,  a frequência do curso ‘Astrologia no Verão’ e dos encontros regulares da escola.

Membro da Associação Portuguesa de Astrologia desde 2013, em 2014 uma parceria ASPAS-raio de seda concretiza e edição do ‘Calendário 4 estações’.

Trabalha em estreita amizade e colaboração com José João Sardinha, antropólogo/terapeuta de massagens e ayurveda (Chaves-Lisboa-Santarém-Tomar), com temporadas regulares de aconselhamento astrológico em Chaves e com Cláudia Sofia de Frias, consultora/formadora de tarot, astrologia e feng-shui (Tomar), num percurso partilhado de longa data iniciado na época de estudos no CEIA.

Actualmente tanto as Artes Plásticas como a Astrologia/Tarot fazem parte integral da minha vida e funcionam como importantes meios de desenvolvimento a nível pessoal, profissional e social. São crescentes a motivação e a necessidade de comunicar e partilhar o conhecimento e as experiências adquiridos.

este blog é um dos meios para chegar um pouco mais longe.

Anúncios
6 comentários leave one →
  1. Mad Cousin permalink
    28/10/2011 17:58

    Muito bem estruturado!

  2. Ana Abreu permalink
    08/11/2011 17:59

    Parabéns Patrícia, pelo teu projecto, pelo teu desenvolvimento pessoal e acima de tudo pelo teu espírito de partilha. Despertas toda a minha admiração e interesse por saber mais ou participar nas actividades por ti desenvolvidas! Continua seguindo o teu caminho. Beijinhos,
    Ana Abreu

    • 08/11/2011 18:19

      obrigada Ana 🙂 de tempos a tempos cá estarei a ‘postar’ artigos e novidades. tudo de bom!

  3. Pedro permalink
    13/03/2016 11:35

    Oi adiciona-me! 🙂

    • 15/04/2016 9:40

      bom dia Pedro, o blog pode ser subscrito através da inserção do seu endereço de email na caixa destinada ao efeito (página inicial do blog, lado direito, abaixo da imagem do ‘Calendário 4 Estações’).

      obrigada, rds-p.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: