Skip to content

‘Calendário 4 estações’

2014 inaugura com a segunda etapa do projecto ‘tempo circular’ :

‘Calendário 4 estações’

raiodeseda_2014isON

o calendário gráfico das efemérides astrológicas para 2014

Na sequência do projecto iniciado com a ‘Mandala Astrológica 2013′, marca-se em 2014 a sua segunda etapa com o ‘Calendário 4 estações’.A concepção e desenho de um calendário gráfico de efemérides baseado na transcrição dos principais dados das efemérides de todo ano seguindo pressupostos do trabalho desenvolvido em 2013 foi o desafio lançado pela presidente da Associação Portuguesa de Astrologia, Isabel Guimarães.Deste convite surgiu uma parceria ‘raio de seda astrologia’ e ASPAS da qual resulta este calendário, concebido e integralmente desenhado por Patrícia Nazaré Barbosa, editado e distribuído pela associação e seus parceiros em Portugal, no Brasil e passível de uma edição internacional em inglês ainda durante o início deste ano. A impressão e acabamentos foram entregues à Gráfica 99.

ASPAS_C4estacoes_capa

capa

C4estacoesASPAS2014face_LR

calendário (aberto)

conteúdos

O calendário é um tríptico composto por três folhas articuláveis (formato quadrangular 30x30cm / impressas frente e verso) para uso em suspensão na parede ou outra superfície. Alia o carácter prático de ferramenta de consulta para os estudiosos e praticantes de astrologia ao de uma obra de carácter gráfico, de leitura mais intuitiva.

No interior da embalagem encontram-se as instruções de uso, diagramas explicativos e a nota editoral. Conjuga os dados astrológicos das efemérides com o calendário civil, subdividido e numerado em meses e semanas. Os sete dias da semana são representados pelos símbolos dos respectivos regentes astrológicos, do Sol para o Domingo a Saturno para o Sábado.

O primeiro e o segundo semestre do ano (face e verso do calendário) distribuem-se pelas suas seis páginas, contendo os seguintes elementos :

  • uma página central de teor anual, com a ‘Mandala Solar’ de 2014 (ciclo do trânsito solar anual pelo Zodíaco) e quatro páginas de teor sazonal, com três ‘Mandalas Lunares’ (ciclos de lunação, mensais) e arcos indicadores do calendário civil e efemérides para cada uma das estações.
  • ingressos nos signos e estações para movimento directo ou retrógrado dos planetas (Plutão a Mercúrio) e do Nodo Lunar Norte (médio).
  • quatro principais fase da Lua e ocorrência de eclipses
  • informação de início de cada estação do ano (solstícios e equinócios)
  • ingressos do Sol e da Lua nos signos

Os dados são tratados para o fuso horário GMT, podendo ser actualizados pelo utilizador em função do fuso horário em que se localiza.

[fonte de referência das efemérides : 'The New International Ephemerides 1900-2050', 14ª edição - Auréas Editions 2006]

onde e como encomendar?

2013_12_Calendario4estacoes_Instrucoes

instruções (interior embalagem)

2013_12_Calendario4estacoes_Contracapa

contra-capa

 A encomenda é feita junto da Associação Portuguesa de Astrologia e a entrega feita mediante envio de comprovativo de pagamento (transferência bancária/Paypal) por envio postal ou em mão :

junto da sede da ASPAS (Vila Nova de Gaia/Porto), no atelier da autora (Lisboa) e junto dos parceiros da ASPAS em diversos pontos do país. O valor de venda do calendário é de 25 € (com direito a desconto previsto para os membros e parceiros da ASPAS).

Formulário de encomenda em

https://docs.google.com/forms/d/1zSZzEOV7Zaag2vsFITHxqZNLN5ADYalEHBof1iboJHs/viewform

Toda a informação disponível no site da ASPAS aqui

[edição portuguesa] ASPAS – Associação Portuguesa de Astrologia, 2014

[autoria] desenho, capa e paginação – Patrícia Nazaré Barbosa

[impressão e acabamentos] Gráfica 99, Lisboa

[distribuição] Aspas – Associação Portuguesa de Astrologia

direitos de autoria, edição e distribuição reservados.

 feliz 2014! patrícia | raio de seda astrologia , 22 Dezembro 2013
raiodeseda_aspasLOGO
http://www.associacaoportuguesadeastrologia | geral@associacaoportuguesadeastrologia.com
http://raiodesedaastrologia.wordpress.com | raio.de.seda@gmail.com
http://www.grafica99.com | grafica99@grafica99.com

2 Comentários leave one →
  1. Pedro Castro permalink
    23/03/2014 12:51

    Ola Patricia,
    Tenho algumas duvidas, por certo por meu desconhecimento, que gostaria que me esclarecesse para tirar o melhor partido do calendario.
    1. Na pagina sazonal (legenda item nº5), o que é o periodo sombra que aparece a tracejado no arco astrologico? Só se aplica a Mercurio?
    2. Na pagina sazonal (legenda item nº16), o que é a sinalização da efemeride no arco mundano e na mandala lunar?
    3. O que é o arco transito adicional da lua (data/hora de ingresso) que surge na mandala lunar 28/3 00:11 e 30/3 01:55?
    4. Na pagina do equinócio da Primavera, no arco exterior que indica a fase da lua, na Lua Cheia de 15Abril não deveria estar mencionado o eclipse lunar?
    Mais uma vez muitos parabens pelo seu trabalho minucioso. Tem Marte em virgem ou capricórnio?
    Uma semana feliz
    Cumprimentos
    Pedro Castro

    • 24/03/2014 12:20

      Olá Pedro,

      muito agradecida pelo interesse pelo trabalho e pelo seu feedback. aqui deixo esclarecimento às suas questões :
      1- o período sombra não se aplica somente a Mercúrio [Neste calendário optámos por representar apenas o período sombra de Mercúrio e Vénus].O termo aplica-se ao período em que um planeta atravessa os graus compreendidos no seu período de retrogradação, ou seja, a partir do momento em que atinge o grau no qual virá a ter a estação para directo (entrada no período de sombra) até ao momento em que ultrapassa o grau em que teve a sua estação para movimento retrógrado (saída do período de sombra). Exemplo : 22/01 Mercúrio atingiu o grau 18º de Aquário [entrou no período sombra] no qual em 28/02 teve a sua estação para movimento directo e em 21/03 atingiu o grau 3º de Peixes [saiu do período de sombra] no qual tinha tido, em 06/02, a estação para movimento retrógrado.
      2 – o item 16 refere-se a um exemplo da sinalização de uma efeméride através de um pequeno círculo colorido (neste caso a estação retrógrada de Mercúrio em Caranguejo do dia 07/06) que é feita em sinultâneo no arco mundano (onde estão os dias do mês) e na correspondente mandala lunar (onde estão os ingressos da Lua nos signos ao longo de um ciclo de lunação. a descrição de uma efeméride encontra-se sempre detalhada no arco zodiacal.
      3 – num ciclo de lunação, devido à velocidade em que a Lua percorre o zodíaco, ela sempre transita um dos signos mais que uma vez. é essa segunda passagem por determinados graus do zodíaco que se denomina na legenda do calendário de ‘arco do trânsito adicional da Lua’ e aparece em todas as mandalas lunares. Assim sendo no caso que menciona,correspondente à lunação que teve o seu início dia 01/03 com a Lua Nova em Peixes, no dia 28/03 a Lua ingressou de novo nesse signo e no dia 30/03 ingressou de novo no signo de Carneiro, percorrendo até ao grau 9º59′ (onde será a Lua Nova em Carneiro, no dia 30/03 às 18:46 GMT).
      4 – Sim, deveria. Agradecida pelo reparo – esta omissão escapou aos nossos revisores.
      Finalmente, obrigada pelo seu comentário. Desejo-lhe o melhor usofruto do Calendário ao longo deste ano e, em resposta à sua curiosidade, tenho Marte em Leão.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: